domingo, 26 de fevereiro de 2017

Sistema Integrado de Ônibus Metropolitano de Los Santos - Renovação 2017

[Institucional SIOM]

Como acontece em todos os anos, o SIOM Los Santos passou por algumas mudanças agora neste mês de Fevereiro, e entre as mais profundas, a saída da Viação San Marino, que segue caminho solo a partir de então, e da Empresa Metropolitana das linhas urbanas, seguindo apenas nas linhas metropolitanas.
Além disso, o sistema passa por uma pequena reformulação, onde será detalhado a seguir. Mudanças válidas a partir deste sábado 25.02.17

Volta do Sistema por Lotes na cidade
No ano passado, em acordo com as empresas, as linhas foram relicitadas de forma que o sistema ficasse mais diversificado, mas a nova diretoria juntamente as empresas acharam melhor voltar ao sistema antigo, onde cada empresa assume todas as linhas de um lote, mais algumas linhas Interbairros e/ou especiais.
Com isso, a divisão ficou a seguinte:

Area 1 - Rota Transportes Coletivos

Volta a ser a responsável pela região com todas suas linhas, e continua com a administração do T.I Las Colinas e do futuro T.I Jefferson

Área 2 - Diamantina Transportes e Turismo
Assume a área da então San Marino, que se desliga do sistema. A novata assume todas as linhas da região, e a administração dos T.I's Seville e Ganton

Área 3 - Viação Volta Redonda 

A empresa volta a assumir todas as linhas da região montanhosa de Los Santos, com a administração do T.I Market

Área 4 - Expresso Real Andreas

Até então sem responsável fixo, com Rota e San Marino administrando parte da região, a novata no sistema assume todas as linhas da área, juntamente com o novo terminal de Santa Maria Beach

Despedida de Empresas e Entrada de Novas
Uma renovação de empresas também ocorre neste ciclo. Com pesar, nos despedimos da Viação San Marino, que foi um dos braços que firmaram esse sistema em Los Santos, juntamente com a Rota TC. Após conversas entre a a empresa, e a gestão do SIOM, ficou decidida sua saída, mas com uma acerto previo, a sua saída se deu sem danos à população da cidade
Assim também, a Empresa Metropolitana deixa as linhas urbanas da cidade, ficando apenas com uma linha especial e assumindo outras linhas metropolitanas.

Com isso, entram duas novas empresas. Primeiramente a Expresso Real Andreas, que entrou por convite da gestão do SIOM, e que assumirá a área 4, e já terá uma grande responsabilidade pois ficará responsável pelo maior terminal da cidade, o de Santa Maria, que agora sai da praia para um novo local, mais amplo.
A outra nova empresa é a Diamantina Transportes  e Turismo, que tem a responsabilidade de suceder a San Marino na área 2, empresa que também foi convidada pela gestão e que assume a responsabilidade dos terminais de Seville e Ganton, que breve passarão por reforma.

Novo Terminal de Santa Maria Beach
Outra grande novidade é uma reivindicação antiga da população local, que era a mudança do T.I Santa Maria, que até então era localizado em faixa de praia, e constantemente não recomendado por orgãos da cidade. Após meses de estudo, finalmente se deu a construção do terminal, que agora fica responsável em um morrinho próximo a praia, o qual demandou um bom tempo na construção, mas que é bem maior, e será capaz de receber tranquilamente grandes linhas, além do fato que durante a noite, servirá de garagem para os biarticulados e superarticulados, em parceria com a Real Andreas (que administrará o terminal), e a Rota, que atualmente opera eles. O local conta com 2 estocamentos, 2 plataformas, escritório do SIOM, guinche de passagens do metropolitano e lanchonetes.




Sistema focado em Terminais Integrados com Catraca-Solo
Como ocorre em grandes cidades no mundo, agora as linhas de certa região passarão em ao menos 1 T.I, de forma a integralizar o sistema permitindo ao usuário usar pelo menos 2 ônibus com uma única passagem. Para agilizar o embarque, o pagamento será feito nas catracas entrada dos terminais, com preferência ao SIOMCard. O T.I Las Colinas foi o primeiro a ter tal sistema, e agora o novo terminal de Santa Maria conta com as catracas-solo. Com isso, o embarque fica mais ágil, assim com a saída e chegada dos veículos.

Implantação de veículos com Ar-Condicionado
A partir de agora, as empresas estão autorizadas a comprar veículos com AC para o sistema. Após um estudo no sistema baseado nos últimos anos, foi vista a viabilidade para a adoção do equipamento. Para evitar um impacto grande de cara, apenas os novos terão a opção, e quanto aos novos, fica à critério das empresas, mas tais firmaram o compromisso de o adotar em ao menos parte da frota.

Futuras Linhas Executivas
Em conversa com as empresas, está sendo vista a possibilidade de criação de linhas especiais executivas, ligando por exemplo o Aeroporto aos principais pontos da cidade. Tais linhas estão sendo estudadas, e por meio de licitação, podem sair ainda nesse semestre.

Linhas Metropolitanas
Com a saída da Viação San Marino, as linhas das mesma foram repassadas às empresas Metropolitana e Volta Redonda, que já assumiram elas com veículos do mesmo porte da empresa anterior, e da mesma forma que o urbano, sem danos ao usuário

Nova Marca
 E por ultimo, o SIOM está de cara nova. Primeiramente, o nome oficial passa a ser Sistema Integrado de Ônibus Metropolitano de Los Santos, eliminando o Metrô do nome, já que a integração com o mesmo não seguiu em frente. Além disso, trazemos uma nova logomarca, simbolizando as mudanças, mas o principal continua, a certeza de prestação de um serviço de qualidade para a população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário